Fraudes que interferem nos preços dos seguros

26 nov

Fraudes que interferem nos preços dos seguros

As fraudes têm efeito negativo todo tipo de seguro. Tanto em seguros gerais, como nos de vida e coberturas de assistência ou saúde, as fraudes evitam o correto aproveitamento do benefício por parte do usuário e também gera transtornos para a operadora. Entre as condutas mais comuns que incomodam os usuários, a prestação de informações falsas ou incompletas na contratação do seguro ou nas respostas em uma proposta de seguro é mais comum do que se imagina.

Além disso, apresentar uma reclamação de sinistro com base em circunstâncias enganosas ou falsas, incluindo exagerar em um sinistro verdadeiro e ser enganoso em negociações com uma seguradora para garantir um benefício no contrato de seguro certamente atrapalham os negócios.

A fraude em seguros pode ser causada pelo segurado ou por um terceiro reclamante contra uma apólice de seguro. Além disso, a fraude pode variar de coberturas de sinistros requeridas inoportunamente, a pagamentos requeridos por não segurados, lesões fictícias em acidentes de trânsito e até organizações criminosas. Algumas situações curiosas alertam para o risco de fraudes nos seguros:

  • No Reino Unido, um homem forjou sua própria morte por afogamento. Ele foi encontrado no Panamá, onde estava vivendo com sua esposa às custas da indenização de sua apólice de seguro de vida
  • Na Eslovênia, três indivíduos contrataram várias apólices de seguro de vida e acidentes antes de viajarem de férias para o Canadá. Enquanto estavam lá, eles supostamente sofreram lesões corporais em um acidente de carro e foram indenizados nos termos de suas apólices.
  • Na França, um renomado cirurgião falsificou as circunstâncias de como havia se ferido ao sofrer um acidente de esqui fora da pista, uma atividade sem cobertura de seu seguro de viagem.

A maioria dos casos são solucionados e os infratores devidamente punidos, como aconteceu com os exemplos acima. Por isso, a Prime Broker recomenda, acima de tudo, que o usuário seja sincero com a operadora contratada e também que procure um grupo especializado para adquirir a sua apólice. É fato que sinistros fraudulentos e os custos de investigação de suspeitas de fraudes levam a contratos mais altos para clientes honestos. A investigação de fraude também gera um impacto negativo a respeito da capacidade das seguradoras de lidar com sinistros verdadeiros com rapidez.